"Ciclo das Peeiras" regressa a Chaves com Jéssica Pina!

O ciclo musical que pretende trazer à discussão questões sobre a igualdade de género, volta à cidade flaviense com Jéssica Pina!

Com imagem assinada por Hugo Makarov e um maior compromisso em promover e incentivar o trabalho de artistas no feminino, o Ciclo das Peeiras está de volta em 2021 com a energia única de Jéssica Pina que sobe a palco do Auditório do Centro Cultural de Chaves, dia 21 de maio pelas 21h00.

 

Quem é

Jéssica Pina?

Jéssica Pina explora o trompete como parte integrante da sua musicalidade. Desde tenra idade que aperfeiçoa a sua performance através do estudo da música jazz e de world music. Das suas naturais raízes cabo-verdianas e angolanas, Jéssica arranca ainda para uma paleta sonora mais personalizada, que já a levou a palcos seguros como o do EDPCoolJazz. O traço impar da sua música e da sua imagem fez com que também Madonna a convidasse para o palco da digressão MADAME X worldtour. O desafio agora é também aliar o trompete ao canto. Das influências naturais da escola funky à actualidade de Jorja Smith, juntando a toada jazzy, Jéssica Pina prepara novidades musicais para este ano.

RESERVA DE BILHETES

Preço do bilhete: 5€

Bilhetes à venda na INDIEROR (Rua Direita, nº. 110, Chaves)

HeForShe - VAMOS FALAR DE IGUALDADE!

Comprometendo-se a levar até junto da comunidade esta temática, a INDIEROR aliou-se à da HeForShe, criando uma ligação às escolas locais com conteúdo e palestras que pretendem abordar as temáticas de igualdade de género.

 

O HeforShe é um Movimento internacional, lançado pela ONU mulheres e que tem como principal objetivo encorajar jovens, por todo o mundo, a combater a desigualdade de género, trazendo também os homens para a discussão.

Mostrar que o feminismo não é só uma luta de mulheres pois é a luta pela igualdade de todos os géneros.

MUDANÇAS, ATÉ NA IMAGEM!

Para tornar este ciclo ainda mais especial, decidimos tornar cada cartaz único, com uma ilustração dedicada a cada uma das Peeiras que vão fazer parte da nossa história.

As ilustrações são assinadas pelo artista Hugo Makarov, com inspirações pelo misticismo da mitologia e tradição oral em redor das personagens.

SOBRE O "CICLO DAS PEEIRAS"

Iniciado em 2019 com a cantautora Márcia, o ciclo tinha o objectivo de recuperar a personagem da "Peeira", presente na tradição oral Transmontana e associada a mulheres com o dom de comunicar e controlar alcateias de lobos. De orientar as criaturas raivosas e apaziguar impulsos impetuosos. Eram associadas a jovens de personalidade forte e independente, que não se enquadraram na da mulher padronizada da época.

 

Ao recuperar o conceito da Peeira, pretende-se incentivar uma evolução positiva da tradição oral, associando-a o trabalho significativo e meritório de artistas e projectos no feminino, afastando a ideia que as mulheres que fogem do padrão devem estar submissas a fados e premonições que já estão enraizados culturalmente na nossa região.

@ 2021 -   INDIEROR     geral@indieror.pt